terça-feira, 16 de outubro de 2012

Leite caseiro para filhotes - parte 2

Aumigos, aí vai mais uma receita de leite caseiro para nossos anjinhos de 4 patas. Essa receita foi copiada da fanpage da SEDA - Secretaria Especial dos Direitos Animais - POA.


Breve explicação (SEDA) sobre a necessidade do leite para os filhotes:

"O leite materno é necessário também à saúde dos animais, principalmente nos primeiros minutos de vida. No caso dos cães, nas primeira 12 horas, o alimento é rico em colostro, um componente que fornece nutrientes, enzimas digestivas e imunoglobulina materna. Entre outras vantagens, ajuda o controle do crescimento e no desenvolvimento do animal. Como durante as três primeiras semanas de vida o filhote ganha cerca de 10% de peso ao dia, o ideal é amamentá-lo por aproximadamente um mês. Após este período, é indicada papinha de ração dissolvida no leite. (...)

Receita - opção 1

Ingredientes

200ml de leite integral
1 gema de ovo
1 colher de sopa de creme de leite
1 colher de chá de mel

Modo de Preparo

Ferver o leite com a gema de ovo. Quando estive morno, acrescentar o creme de leite e o mel. Depois de misturar os ingredientes, colocar em uma mamadeira específica para filhotes. É muito importante o usa da mamadeira para evitar que o leite entre na traquéia ao invés do esôfago. O leite deve ser oferecido a cada duas horas.

Receita - opção 2

Ingredientes

1 litro de leite integral
1 gema de ovo
1 colher de sopa de nata
2 pitada de sal
1 colher de chá de mel
1 folha de gelatina incolor
1 colher de sopa de calcigerol

Modo de Preparo

Bater tudo no liquidificador e manter na geladeira. Sempre que oferecer ao filhote aquecer em banho-maria.

É recomendado estimular a urina e as fezes do animal com um algodão umedecido em água morna, que simula a língua da mãe. E, para que o metabolismo do filhote funcione bem, é indicado mantê-lo aquecido

ATENÇÃO!!!!
Quando adotar um filhote e antes de oferecer qualquer tipo de alimento, consulte um veterinário."

Fonte: SEDA - Secretaria Especial dos Direitos Animais - POA


Nenhum comentário:

Postar um comentário